Notícias

FACTOR 150 PERCORRE 79 KM COM 1 LITRO DE GASOLINA NO RALLY DA ECONOMIA YAMAHA

Até quantos quilômetros uma motocicleta consegue percorrer com 1 litro de gasolina? Essa foi a pergunta que motivou a Yamaha a promover o seu “1º Rally da Economia”. A motocicleta escolhida para participar da ação foi a YBR Factor 150, modelo que além de economia, combina desempenho, conforto e design a preço acessível.

Em torno da concessionária Geração, em Florianópolis (SC) foi escolhido um percurso de 1 km, que ofereceu os obstáculos comuns encontrados nas ruas brasileiras, para uma perfeita simulação de uso urbano; com buracos, lombadas, curvas e retas. O circuito foi plano para que a motocicleta não se beneficiasse do uso da marcha neutra em descidas íngremes.
Os participantes, com suas próprias Factor 150, vieram de diversas pontos da capital catarinense, respondendo convite feito aos proprietários do modelo. O desafio era claro e objetivo, venceria a competição, aquele que percorresse mais quilômetros, com apenas 1 litro de gasolina.

As motocicletas disputaram a prova em condições iguais – “Todas passaram por uma vistoria supervisionada pelos técnicos e mecânicos da própria Yamaha.
Antes de participarem da disputa, verificamos o filtro de ar, escapamento, vela, as medidas dos pneus e da relação. As calibragens dos pneus também foram as mesmas, utilizando o padrão indicado pela Yamaha no Manual do Proprietário.
Quanto ao combustível, as motocicletas tiveram seus tanques esvaziados, e na sequência abastecemos todas as motocicletas com exatamente 1 litro da mesma gasolina, proveniente do mesmo fornecedor. Ou seja, estava tudo igual para todos, as Factor 150 na competição estavam no mesmo padrão”, afirmou Ricardo Malaman, supervisor de serviços da Yamaha Motor do Brasil.

As regras para a disputa eram não sair do percurso estabelecido – fiscais espalhados pelo trajeto estavam atentos a qualquer irregularidade – e não desobedecer nenhuma lei de trânsito. Fora isso, poderiam escolher qual a velocidade e marcha utilizar na tentativa de se obter uma maior autonomia com 1 litro de gasolina. Os participantes podiam também parar para descanso, ou para irem ao banheiro, por 10 minutos quantas vezes fosse necessário – a motocicleta poderia ser desligada nesses intervalos. No entanto, mesmo com essa possibilidade, nenhum dos participantes fez parada alguma – “Isso mostra o quanto se sentiram confortáveis na Factor 150. Muitos competidores ficaram até 3 horas na disputa, e mesmo assim não precisaram parar para descansar”, destacou Pedro Pierotti, responsável por Eventos do Departamento de Marketing da Yamaha Motor do Brasil. O motor da Factor 150, em função do menor atrito entre as partes móveis e a melhor lubrificação interna, conta com um baixíssimo nível de vibração, que também está diretamente ligado ao conforto do piloto.

Resultado Final dos 5 primeiros colocados:

1º lugar – 7 km percorridos – 2h45 minutos

2º lugar – 7 km – 3h00
3º lugar – 6 km – 2h45
4º lugar – 6 km – 2h45
5º lugar – 64 km – 1h50

Os cinco primeiros colocados foram premiados com um troféu da competição.
Além disso, o terceiro colocado levou para casa uma jaqueta Yamaha e o segundo, um boné oficial autografado pelo piloto Yamaha no MotoGP, Jorge Lorenzo.

O vencedor da competição, Brando Dutra de Souza , recebeu como prêmio também um novo capacete Shark – “Eu fiquei surpreso com o resultado. Já sabia que a Yamaha era muito econômica, mas fazer 79 km foi uma surpresa. Eu não usei nenhuma técnica especial, só rodei suavemente, mantendo uma marcha alta, 3ª, 4ª e 5ª, e variando a velocidade entre 30 e 40 km/h”, completou Brando.

O resultado foi comprovado pela verificação do hodômetro da motocicleta. A Factor 150 está equipada com um completo painel de instrumentos 100% digital, com marcador de marchas e conta – giros sensoriado , que dispensa o uso de cabo. A tarefa fica a cargo de um sensor instalado no motor que, por intermédio da ECU, o cérebro eletrônico da moto, calcula a rotação do motor. Além disso, para orientar o piloto a uma condução ainda mais econômica, a Factor 150 traz, seguindo o padrão adotado nas motocicletas de maior capacidade cúbica, o indicador ECO no painel de instrumentos, cujo indicador acende quando o motor trabalha na faixa de rotação de maior eficiência.

Equipada com a segunda geração do motor BlueFlex de 150cc, a Factor 150 foi pensada para ser uma eficiente ferramenta de trabalho, e também uma excelente companheira no dia – a – dia, além de ser uma excelente alternativa ao transporte público. O modelo oferece um desenho moderno, evidenciado pelas tomad as de ar injetadas em polipropileno com textura hexagonal esportiva e também pela lanterna traseira bipartida.

A segunda geração do sistema BlueFlex, é capaz de produzir até 12,2 cv, quando alimentado com gasolina, e 12,4 cv com etanol, na mesma faixa de giro máxima: 7.500 rpm. O torque máximo é de 1,285 kgf.m com gasolina e 1,295 kgf.m com etanol, disponível a 5.500 giros. Os departamentos de engenharia da Yamaha do Brasil e do Japão atuaram em conjunto nos detalhes que resu ltaram em economia e conforto, como por exemplo, a adoção de uma relação secundária mais longa para otimizar a rotação do motor, tendo como resultado um melhor aproveitamento da potência e torque.

 

Crasa Motos - Fortaleza:

Av. José Jatahy, 777 - Farias Brito

(85) 3288-3535
(85) 3288-3548 Ver no google maps

Crasa Motos - Maracanaú:

Av. Padre José Holanda do Vale, 1350

(85) 3288-3636
(85) 3288-3548 Ver no google maps

Crasa Motos - Messejana:

Rua Coronel Francisco Pereira, 49 - Messejana

(85) 3288-3663
(85) 3288-3548 Ver no google maps
Telefones e Endereços
Ligue Agora
Entre em
Contato
Simule seu
Financiamento